fbpx

5 motivos para não criar seu site em plataformas “gratuitas”

Pensando em criar um site para sua empresa e em meio a pesquisas sobre uma maneira de fazer isso, se deparou com plataformas que oferecem sites “gratuitos”? Confira abaixo 5 dos principais motivos pelos quais esse tipo de plataforma não é recomendado para a criação de sites profissionais.

1. O site não será totalmente seu

Isso mesmo, vamos supor que você acabe tendo problemas com a plataforma ou simplesmente queira mudar para outra. Para tal, essas plataformas não oferecem suporte para realizar a transferência do seu site. Então saiba que mesmo que você passe dias ou horas editando e promovendo seu site, no fim das contas, ele não é totalmente seu.

2. Não é bom para SEO

Um dos problemas mais sérios com esse tipo de plataforma, é que é quase impossível fazer uma estratégia de SEO. O que dificulta sua empresa de obter mais visitantes a partir de motores de busca como Google, Bing etc… O que é muito importante. Afinal, do que adianta ter um site e não conseguir atrair nenhum visitante, não é mesmo?! Então prepare-se para ser ultrapassado pelos seus concorrentes no Google.

Seu site também não irá classificar bem, tornando mais difícil para as pessoas encontrá-lo.

3. Não possui Design Responsivo

Os modelos de sites oferecidos por essas plataformas, não se adaptam automaticamente a qualquer tela, eles não são responsivos, o que é um requisito fundamental, tendo em vista que na maior parte das vezes acabamos pesquisando e interagindo na web por dispositivos móveis. Com isso, seus visitantes terão dificuldades para navegar pelo seu site. Uma das plataformas mais famosas, a WIX, comentou a respeito disso “Atualmente, os sites WIX não são responsivos e não se ajustam automaticamente ao tamanho de qualquer tela.” Se o site não se ajusta corretamente, os usuários têm uma experiência ruim.

Quando um motor de busca, como o Google, sabe que os usuários estão recebendo más experiências, a sua classificação cai. Mais uma vez, estes problemas tornam-se fatores graves quando consideramos SEO para o seu site.

4. Suporte péssimo

Como já é de imaginar de um serviço gratuito, o suporte é extremamente horrível. O seu site pode simplesmente parar de funcionar e você terá que sentar e aguardar até o problema ser solucionado, o que pode levar semanas, e tempo é dinheiro. Terá que ter muita paciência.

5. Prepare-se para ser ultrapassado pelos concorrentes

É aquele velho ditado, o barato sai caro. Não é atoa que pequenas, médias ou grandes empresas, investem muito em seus websites. Justamente por que eles sabem que para crescer e se destacar no mercado, é necessário investimento e o cuidado de um profissional para gerenciar e dar todo o suporte necessário.

A performance do seu site será compartilhada com os milhões de pessoas que “querem um site baratinho”. Um site “gratuito” sempre carregará com mais lentidão do que se construído por outros sistemas, pode conferir.

 

Conclusão

Tudo é questão de objetivo. De fato, plataformas como o WIX, cria sites. Existem pessoas satisfeitas e pode até atender algumas demandas emergenciais. Em nosso ponto de vista (respeitando a liberdade de opinião e expressão), se você deseja representar o profissionalismo de sua empresa na internet, é melhor optar pela criação de um site profissional, desenvolvido por profissionais especializados nisso.

Guilherme

Guilherme

Deixar um comentário

Rolar para cima